segunda-feira, 5 de setembro de 2011

CONVIDADOS #6

José Rodrigues de Paiva nasceu em Coimbra e encontra-se radicado no Recife desde 1951. É Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco, possui mestrado e doutorado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor  de Literatura Portuguesa do Departamento de Letras da referida Universidade, é presidente da Associação de Estudos Portugueses Jordão Emerenciano. Fundou, em 1983, o Gabinete Português de Leitura, do qual foi diretor cultural. José Rodrigues é criador da revista Estudos Portugueses, na UFPE, é poeta, contista e ensaísta, entre as suas diversas publicações podemos destacar: As surpresas do mágico & outros ensaios (1985), Literatura e emigração (1990), Fulgurações do labirinto (2003), Estudos sobre Florbela Espanca - organização e edição - (!995). Possui colaboração dispersa em jornais culturais e revistas especializadas editados no Brasil e no exterior, nos quais vem publicando artigos de crítica literária. O Professor José Rodrigues fará uma apresentação dividida com a mestranda Anuska Vaz na mesa Literatura e Música na Idade Média.

.:.

Anuska Vaz possui graduação em História pela Universidade de Pernambuco (2007), especialização em Cultura Pernambucana pela Faculdade Frassinetti do Recife (2009) e graduação em Letras / Crítica Literária pela Universidade Federal de Pernambuco (2010). Mestranda em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco, atua na área de Letras com ênfase em Literatura Portuguesa. Anuska fará parte da mesa Literatura e Música na Idade Média, dividindo a apresentação com o professor José Rodrigues de Paiva, bem como na mediação da mesma mesa.


_______________________________________________________________________


Haidée Camelo é professora de Língua Portuguesa na Universidade Católica de Pernambuco, onde também coordena o Curso de Letras. Especializou-se em Literatura Brasileira e fez metrado em Linguística na Universidade Federal de Pernambuco. Publicou um livro de contos, "Bordando a solidão", um com histórias de mulheres anônimas nordestinas, "Ave, Mulher!" e três para crianças, todos pela Edições Bagaço. Desenvolve, há quatro anos, o projeto "Quinta em ritmo e poesia", na Unicap, com o objetivo de aproximar os artistas (músicos, cantores, poetas, atores, declamadores), sobretudo nordestinos,  dos jovens universitários que também são incentivados na produção e apresentação artísticas. Atua também no mundo musical: participou do grupo "Sambadelas" e organizou tardes de chorinho e música popular; gravou o CD "Recados", patrocinado pela Infraero e pela CHESF, com a participação de vários artistas locais para homenagear o compositor Rui de Morais e Silva. A professora Haidée fará sua palestra na mesa Literatura e Música no Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário