domingo, 3 de abril de 2011

I Seminário de Interfaces Literárias: Literatura e Música

              Sabemos que durante muito tempo a produção literária esteve diretamente ligada às diversas expressões artísticas, principalmente, a música, numa relação de coexistência.
  A partir da invenção da imprensa, a literatura e a música começaram a ser mais independentes uma da outra. Agora, a literatura passa a ser uma forma de arte mais escrita do que oral. Não compete à música, portanto, no seu teor melódico, estar associada ao texto escrito.
             Mesmo com esse “desligamento”, sabemos que literatura e música são duas abordagens artísticas que estão intrinsecamente ligadas, ainda que não tenham o mesmo objetivo de outrora. A música não só é composta de melodia, ela precisa de uma composição literária, que é a letra. O mesmo acontece com a literatura, em especial a poesia, que se faz com o uso de recursos rítmicos oriundos da música.
            Acreditando no caráter multidisciplinar existente entre Literatura e Música, foi idealizado o I Seminário de Interfaces Literárias, com o subtítulo “Literatura e Música”, cujo objetivo está centrado na possibilidade de serem levantadas discussões a respeito dessa antiga e importante relação artística, tendo em vista a riqueza cultural e a maior visão de mundo que um indivíduo pode criar em si mesmo, a partir dessa mescla.




Local: Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH).
Datas: 21,22 e 23 de setembro de 2011.
Realização: Centro de Artes e Comunicação (CAC) - Departamento de Letras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário